22 maio

Chef Thomas Troisgros assina café especial

por Renata Monti
Claude Troisgros, Amanda Capucho e Thomas Troisgros. Divulgação

“É um café ácido, assim como muitos pratos do Olympe, que têm essa característica marcante”, explicou o chef Thomas Troisgros no lançamento do  microlote Bourbon Amarelo, da Orfeu Cafés Especiais. Cultivado na região da Mogiana, em Poços de Caldas, à 1.300m de altitude, o lote foi eleito um dos dez melhores cafés brasileiros do ano na premiação “Coffee of the Year 2016”.

No Rio, a apresentação da edição limitada aconteceu no Olympe, no Jardim Botânico, onde o chef aproveitou para harmonizar uma sobremesa com o café. Como explicou Amanda Capucho, diretora geral da Orfeu, esse perfil de café premiado é leiloado ou exportado pelas fazendas produtoras.

“Estamos orgulhosos em mantê-lo no Brasil para que os brasileiros possam degustar a excepcional qualidade que o nosso país produz”, enfatizou Amanda.

De entrada, o chef apostou em ricota com beterraba, legumes no vinagre e mel. Essa obra de arte na foto. Uma mistura de ácido com leve adocicado dos legumes.

Para principal, Thomas escolheu leitão crocante, maçã Fuji e farofa panko-cacau.

A sobremesa que combinou perfeitamente com o café foi fondant de chocolate com calda de frutas vermelhas.

Fondant frutas vermelhas

O premiado microlote de Bourbon Amarelo chega nas versões cápsula, torrado e moído, grãos e em um kit exclusivo super especial, com assinatura do chef, que contém duas xícaras e pires Orfeu para café espresso, uma caixa contendo dez cápsulas e uma caixa de 250g de café torrado e moído. Este kit é vendido exclusivamente no e-commerce da cafeorfeu.com.br.

Curiosidades sobre o café

No mercado de cafés, as categorias são divididas em Tradicional, Superior, Gourmet e Especial. O café é classificado na categoria Especial quando seus atributos de qualidade são muito elevados e os grãos são cuidadosamente selecionados, com pontuação acima de 80 em uma escala até 100 pontos, atendem diversas questões ambientais e sociais em sua produção e também possuem certificação de origem, com total controle e rastreabilidade do café desde sua plantação.

 

 

Comentários