10 abr

Rio: Hotel Santa Teresa, o queridinho das estrelas

por Renata Monti

Sempre que em alguma roda surge assunto sobre o Hotel Santa Teresa, me perguntam: é onde ficou hospedada a cantora Amy Winehouse? É sim! Digo. Mas não só ela, como Beyoncé, Alicia Keys, Jack Johnson, Jimmy Carter, Richard Branson, Ronnie Wood, Peter Gabriel, Snoop Dogg, Alanis Morissette, entre tantas outras celebridades passaram por lá. Mas o que é tão especial no Santa Teresa? O fato de ter uma bandeira Relais & Chateaux, de hotéis que têm como meta atender com exclusividade cada cliente, já sinaliza.

Leia mais: Spa de luxo Rituaali proporciona experiência vegana

Bem, a resposta não é difícil. Primeiro, eu diria que o hotel está num circuito off, fora da orla agitada da Zona Sul e Barra da Tijuca, e na atmosfera bucólica do bairro que leva o mesmo nome. E por ter um cenário hypado, com diversos artistas e gente descolada circulando pelas suas ladeiras, conquista a atenção dos famosos em busca de sossego e algo mais alternativo.

O salão do Tèréze

O lugar era uma antiga fazenda de café e se transformou em hotel boutique em 2009. É uma espécie de sítio chique, com árvores e jardins cercando o prédio principal,  que tem a fachada preservada pelo patrimônio do Rio.

Na área externa, está uma piscina bonita (de onde muitos fotógrafos fazem cliques dos hóspedes estrelados – eles se penduram nas janelas de um prédio vizinho), com espreguiçadeiras e pufes confortáveis. Um bar serve petiscos e drinques para quem está ali se refrescando.

A decoração tem inspiração étnica, com elementos do artesanato brasileiro, garimpados pelo francês e sócio François Delort. No interior, há peças e móveis de design de Sergio Rodrigues, Rock Lane, Studio Vitty, Zemog e também da Oficina de Agosto, de Tiradentes (MG). Os acabamentos são em madeira, ardósia, com tapetes de fibra de coco e outros materiais daqui.

A suíte Loft é a mais disputada pelas celebridades

Para quem quer só visitar, o spa é uma alternativa. Oferece tratamentos de beleza e massagens a não hóspedes.

Le Spa

Duas outras boas pedidas são o restaurante Tèréze, de comida contemporânea, e o Bar dos Descasados.

O bar dos Descasados

O fato de ter uma bandeira Relais & Chateaux, de hotéis que têm como meta atender com exclusividade cada cliente,  é um atrativo a mais para quem procura o Santa Teresa.

Serviço

Onde: Rua Almirante Alexandrino, 660, Santa Teresa, Rio de Janeiro, Brazil
Telefone: (+55) 21 -33800200

E-mail: hotelsantateresa@accor.com

Site: www.santateresahotelrio.com/pt-br