18 abr

Nova mostra do Museu do Amanhã propõe reflexão sobre alimentação

por Victor Matheus

A nova exposição temporária do Museu do Amanhã “Prato do Mundo – Comida para 10 bilhões” já está aberta ao público. Estivemos no evento de abertura, no dia 11 de Abril, e conferimos em primeira mão as experiências interativas que nos levam a refletir sobre a comida e o desperdício. A exposição é realizada sob gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), com patrocínio do Carrefour e IBM.

Logo na entrada, os visitantes se deparam com painéis e jogos interativos que fazem refletir sobre a nossa alimentação. A mesa com projeção 3D foi a que chamou mais atenção. Ela mostrava pratos e insetos que se moviam com curiosidades e projeções para 2050.

A experiência lança a reflexão inquietante: como alimentar daqui a 20 anos uma população de 10 bilhões de pessoas com qualidade nutricional, diversidade de produção e sustentabilidade?

O chef Claude Troisgois fez o discurso de abertura do evento

Onde? Sala de Exposições Temporárias do Museu do Amanhã – Praça Mauá, 1 – Centro. O horário de visitas é das 10h às 18h (com última entrada às 17h), de terça a domingo.

Dica: Se for com fome, aproveite para conhecer o restaurante Fazenda Culinária, que fica no térreo do Museu do Amanhã. Além de uma linda vista para o espelho d’água do projeto de Calatrava, é possível apreciar a Baía de Guanabara ao fundo. A comida valoriza os ingredientes sazonais, respeitando as estações e ciclos da terra. Os pratos variam de R$ 30 a R$ 60.

Nos pratos, ingredientes frescos, produzidos de forma sustentável, compõem receitas criativas e saborosas. Para os estudantes de gastronomia e jovens cozinheiros, o Fazenda promove a iniciativa Cozinheiros do Amanhã, oferecendo aprendizado prático. O curso oferecido tem três módulos, sendo o primeiro no restaurante Fazenda Culinária, o segundo na Fazenda Bananal, em Paraty, e o terceiro na Faculdade Integrada Hélio Alonso (FACHA).