22 mar

Provamos: menu do Olympe, uma estrela Michelin

por Renata Monti

Um dos nomes mais importantes da gastronomia brasileira é francês: Claude Troisgros, à frente do Olympe, com quase três décadas de praia carioca. Chegou em Búzios, foi ficando bandeira em terras tupiniquins e consagrou-se como um dos chefs mais celebrados do país. Sua história começa ainda na França, com o avô Pierre Troisgros, membro da nouvelle cuisine, que revolucionou a culinária nos anos 70, diante do Roanne, no vale do Ródano.

Claude e Thomas Troisgros. Divulgação/Thomas Rangel

Mas a trajetória de Claude no Rio começou sem holofotes, com apenas um pequeno salão no Leblon, batizado de Roanne, para atrair boa sorte. Até chegar ao premiado Olympe, no Jardim Botânico, que hoje ostenta uma estrela Michelin e está na lista dos Melhores Restaurantes do Mundo, o simpático chef teve que trabalhar muito. Adaptou as técnicas francesas aos ingredientes nacionais, devido a escassez de insumos daquela época. Conquistou inúmeros fãs. Seu filho Thomas comanda a cozinha desde janeiro de 2017, enquanto Claude supervisiona os salões dos restaurantes CTs e grava seus programas televisivos.

Vale ir ao Olympe?

Sim. Mas vá sabendo que irá consumir alta gastronomia e isso tem seu valor (os menus custam cerca de R$ 300, por pessoa, preços checados em 2017). Já estivemos no salão do Olympe mais de uma vez e sempre nos surpreendemos com a delicadeza dos pratos, a valorização dos ingredientes nacionais e, claro, o sabor. O salão é elegante, tem estilo e ao mesmo tempo nos deixa à vontade. É perfeito para um jantar romântico. Nessa experiência, provamos de entrada a salada de ricota com beterraba, legumes no vinagre e mel.

De principal, apostamos no leitão, que desmancha na boca e tem casquinha crocante. É servido com maçã fuji, farofa panko com cacau. Um escândalo de tão saboroso.

 

De sobremesa, provamos fondant de chocolate com calda de frutas vermelhas. É cítrico e doce ao mesmo tempo. Quem não aguenta muito doce, pode ficar com metade dele. =)

 SERVIÇO

Olympe: Rua Custódio Serrão 62, Lagoa. (21) 2539-4542.

Horário de funcionamento: Almoço de 12h às 16h (terça a sexta) / 12h às 17h (domingo) e jantar de 19h30 às 00h (segunda a sábado). Número de lugares: 42. Cartões de crédito e débito: Todos. Veja o cardápio: olympe.com.br.

Comentários