19 mar

Um roteiro gastronômico por cinco rotas da Louisiana

por Renata Monti

Viagem Gourmet & Hotel Urbano

O quarteirão francês em New Orleans. Foto divulgação

Uma viagem por sabores marcantes e pela rica cultura do sul dos Estados Unidos. Se você é fã de roteiros gastronômicos, a Louisiana oferece diversidade à mesa por suas colonizações distintas: os nativos indígenas, espanhóis, alemães, caribenhos, africanos, sicilianos, irlandeses e franceses. Em 1682, chegou a ser considerada a Nova França. Hoje, tem a fama de ser o estado mais feliz da nação americana.

Assim, sob esse caldeirão cultural, a presença marcante das civilizações passadas que se estabeleceram na região trouxe duas cozinhas de grande influência: a creole (urbana, uma mistura de tradições francesas, alemãs, indígenas, italianas, africanas e espanholas, em pratos típicos como jambalay e gumbo) e a cajun (do interior, influenciada pelo colonizador francês).

O poor boy é um sanduíche tradicional da Louisiana. Foto Divulgação

As rotas gastronômicas são uma grande oportunidade de conhecer as maravilhosas terras da Louisiana – sua comida, música e alegria esfuziante – onde você poderá não só provar os suculentos pratos locais, mas também ter uma  experiência inesquecível.

Esperamos que você goste das nossas sugestões, um mergulho na cultura culinária da Louisiana em 5 rotas através de diversas cidades que o Viagem Gourmet e o Hotel Urbano prepararam para você.

1.Creole Crescent

O restaurante Country Flame é uma referência em Nola. Foto divulgação

Agora você entenderá porque New Orleans é louvada por algumas das receitas mais criativas e deliciosas da América. Cada refeição é como um livro de histórias: podemos sentir tanto nos restaurantes de chefs consagrados quanto nos pequenos estabelecimentos. Cada prato traz variações incríveis que agradam aos públicos mais exigentes. Cajun, mexicana, americana, espanhola ou texana, não importa: em Nova Orleans tudo é festa e magia. Destacamos dois restaurantes principais em NOLA:

  • Crescent City Cooks – Pertinho do Rio Mississipi, um restaurante pequeno e muito agradável, com alimentos preparados diariamente com ingredientes frescos e selecionados, de receitas clássicas da cozinha de Nova Orleans. É uma mistura de restaurante, empório e uma escola de culinária. Endereço: 500 Portof New Orleans Place, Riverwalk Marketplace Suite, 116, Nova Orleans, LA 70130. http://www.crescentcitycooks.com.

 

  • Country Flame –  O espaço aconchegante serve comida espanhola, sanduíches cubanos entre outras iguarias mexicanas. Pintado com murais coloridos no exterior, Country Flame é um favorito do FrenchQuarter para pratos mais em conta. Endereço: 620 Iberville St., New Orleans, LA 70130.http://www.countryflamerestaurant.com.

Algumas curiosidades sobre a gastronomia de Nova Orleans:

Não deixe de provar o gumbo, um tipo de ensopado de origem africana, à base de quiabo, legumes diversos, carnes (frango, peixe, salsicha ou carne vermelha) e folhas de louro, servido com arroz. Não há uma receita certa. É ancestral, cultural e acolhedor no inverno.

O beignets é uma massa folhada, de origem francesa, recheada com doce de leite ou creme de baunilha ideal para aquele cafezinho sofisticado. Saboroso e crocante. Sem mais, um luxo.

Os sanduíches cubanos surgiram com os trabalhadores que tinham imigrado para a Flórida, mas em pouco tempo espalharam por todo o país devido à sua praticidade e sabor. Consiste num pão francês recheado com presunto em fatias, queijo suíço, picles em conserva, porco assado, mostarda e maionese. Abra o pão em duas partes, esquente o pão na frigideira, unte com a maionese e a mostarda, monte as fatias sobrepondo-as no pão e voiá lá.

2. Tammany Taste

No condado de St. TammanyParrish, em cidades como Mandeville e Covington, é preparado um verdadeiro banquete de produtos frescos e frutos do mar por especialistas culinários.

A região de St. Tammany, também conhecida como Northshore da Louisiana, é rica em restaurantes familiares, em que a comida com alma reflete tradição, herança e apetites abundantes. Mas você também encontrará cozinha sofisticada, até inovadora, elaborada por chefs, apresentando os melhores ingredientes locais e sazonais em menus inspirados na cultura da Louisiana.

MandevilleSeafood Market &Eatery – O MandevilleSeafood tem sido o melhor mercado de frutos do mar desde 1996 em Northshore. A “comidaria” vai de peixe-gato a um delicioso po-boy (sanduichão tipo “allyoucaneat” consagrado), ou uma sopa cajun. Endereço: 2020 Hwy. 59, Mandeville, LA 70448.http://mandevilleseafoodmarket.com

EnglishTeaRoom&Eatery – Uma autêntica casa de chá inglesa localizada na cidade de Covington oferece tradicionais café da manhã, almoços e chás completos com creme de Devon, coalhada, compotas, condimentos ingleses importados. Há ainda uma gama completa de mais de 200 chávenas (xícaras próprias para chá inglês), acessórios e colecionáveis ​​de chás a granel premium. Endereço: 734 Rutland St., Covington, LA 70433. http://www.englishtearoom.com/

Não deixe de comer um Po´Boy: em inglês, menino pobre, “poor boy” é um sanduíche feito numa baguette de pão francês, que servia de alimento principal dos jovens pobres da região.  Pode ter um recheio e molho de carne, geralmente rosbife, mas na maioria das vezes leva peixe ou mariscos fritos, picles, molho picante, alface, maionese. Esse sanduíche é tão emblemático na cidade que há até um desfile em sua comemoração “Oak Street Po-Boy Festival”.

3. Seafood Sensation

Sea food Lakecharles. Foto divulgação

Das águas frias do Golfo do México, uma alta gama de frutos do mar está em iguarias locais. A generosidade das costas e zonas úmidas do sudoeste da Louisiana torna essa a melhor viagem para os amantes de frutos do mar. O grande volume de pesca traz ostras, camarões e mariscos frescos aos menus de muitos restaurantes locais.

Richard´s Boudinand Sea Food – Os aperitivos são a grande atração deste restaurante, variedade. O menu inclui jacaré, dedos de caranguejo, pistolette de lagostins, CajunSampler e as bolas especiais de boudin (tipo um chouriço francês). Endereço: 2250 E. Napoleon St., Enxofre , LA 70663 – http:/richardsboudin.com

Seafood Palace – Comida Cajun/creole e frutos do mar cozidos numa atmosfera familiar e amigável.  Endereço: 2218 Enterprise Blvd (7.964,48 km) 70601 Lake Charles https://www.facebook.com/seafoodpalace

4. Capital Cravings

Os pratos típicos de Capital Cravings. Foto divulgação

O modo de vida simples da deliciosa cozinha dos mercados locais de Baton Rouge, com suas influências internacionais e alta variedade de restaurantes mediterrâneos e asiáticos são as grandes atrações da região. Bolo de sorvete de chocolate? Ou um sanduíche allyoucaneat diretamente de um autêntico foodtruck? Ostras fritas com molho de alho e alcachofra? Bem, a lista é bem diversa.

DrusillaSeafoodRestaurant – Serve frutos do mar estilo Cajun e bifes, cozinha do sul da Louisiana. Pratos vegetarianos, com baixos teores de gordura e calorias. Endereço 3482 Drusilla Lane,Baton Rouge, LA 70809.  Telefone 800-364-8844. http://www.drusillaplace.com/

Spuddy´s Cajunfood – Localizado no distrito de St. James, entre OakAlley Plantation e Laura Plantation na estrada 20. Desfrute de generosas porções de frutos do mar, frango frito, hambúrgueres caseiros e po´boys. Experimente o gumbo de andouille de frango ou frutos do mar. Endereço:2644 Hwy 20 W,Vacherie, LA 70090. Telefone 225-265-1012.

5. Bayou Bounty

Comida picante sim senhor, com gostinho da roça. Todos os ingredientes para uma viagem tentadora ao mundo cajun, marcado pela influência dos colonos franceses expulsos da Acadie, no oeste do Canadá, que migraram para a Louisiana. Aqui os habitantes são anfitriões generosos e excelentes cozinheiros, ávidos por preservarem a herança da culinária cajun e creole,  que inclui saborear a vida se divertindo muito.

Tabasco Food Tours – Coma como os habitantes locais e experimente a cultura. Desfrute de uma visita guiada pela paróquia Iberia e experimente a famosa hospitalidade do Sul e a autêntica comida cajun. Viaje para 6 paradas de degustação local em uma excursão guiada de 3,5 horas com tudo incluído. Ligue para 337-373-6132 ou envie um email para countrystore@tabasco.compara reservas. Endereço: 6228 AveryIsland Rd.,Nova Iberia, LA 70560337-373-6129.

La Cuisine de Maman em Vermilionville ­- O restaurante serve clássicos da cozinha cajun e creole. Situado num parque folclórico e patrimônio do século XIX, a casa também recebe eventos em área exclusiva ou na varanda de vidro.

Museu de História Viva Vermilionville do BayouVermilionDistrict e o Folklife Park estão convenientemente localizados no coração de Lafayette, na Louisiana. O museu fica próximo ao Aeroporto Regional de Lafayette e a poucos minutos do centro ou de qualquer ponto da cidade. Endereço: 300 Fisher Rd, Lafayette, LA 70508, EUA – http://www.bayouvermiliondistrict.org/.

Curiosidade: O molho de pimenta tabasco foi criado há 140 anos, quando um homem recebeu sementes do México e América Central e plantou-as em AveryIsland, Louisiana. Original e tradicional, o molho criado por Edmund McIlhenny, em 1868, na Ilha de Avery, é  o mesmo produzido hoje. Em 1965, McIlhennyCompany começou a cultivar pimentas fora da ilha nos EUA. As pimentas colhidas na América Latina são enviadas até hoje de volta para AveryIsland para o próximo passo no processo, garantindo que todos os produtos sejam produzidos da mesma maneira.

Você precisará de quatro a seis dias para curtir esse roteiro aproveitando cada uma dessas cidades com tudo que nelas há de melhor: seu povo alegre, sua rica cultura musical, sua multiculturalidade étnica, seus valores e sua culinária tão diversificada. O Hotel Urbano tem sempre o roteiro certo para você conhecer esses entre outros roteiros porque viajar é possível!

*Viagem Gourmet e  Hotel Urbano.

Comentários