17 abr

Menu é inspirado na exposição de Gaudí no Rio

por Renata Monti
Arroz de bacalhau do Laguiole. Divulgação/Tomas Rangel

Se você ainda não visitou a exposição “Gaudí: Barcelona 1900”, em cartaz no Museu de Arte Moderna do Rio, há um motivo saboroso para ir. O restaurante Laguiole, anexo ao Mam, oferece um menu inspirado nas obras do arquiteto catalão, um dos grandes expoentes do modernismo. Os pratos dialogam com as construções, as formas e todo o trabalho de Gaudí.

Ravioli de manga do Laguiole. Divulgação Amanda Antunes

Pratos alegóricos, de se comer com os olhos, chamam a atenção entre as criações, como o ovo mollet sobre paglia e fieno com carbonara trufada. Gaudí tinha a natureza como fonte de inspiração e utilizava recursos estruturais, de luz e sombra de acordo com observações no meio ambiente.

Assim como o arquiteto, o menu traz diversos elementos e formas da natureza para os pratos, como o salmão curado em nori e anetho, com texturas de couve-flor, condimentos gribiche e ikura.

Salmão curado em nori e anetho – Laguiole – Divulgação Lipe Borges

Tem ainda a costela de boi cozida por 30 horas, com duo de aipim, saladinha de couve crua. O clássico e arroz de bacalhau da casa; o ravioli aberto de manga, com espuma de coco, sorbet de cupuaçu entre outras delícias. O cardápio, assim como a exposição, estão em cartaz até 30 de abril.

SERVIÇO

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Exposição: 16 de março a 30 de abril de 2017
De terça a sexta, das 12h às 18h
Sábado, domingo e feriado, das 11h às 18h
Ingresso: R$14 (quarta-feira grátis)
Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85
www.mamrio.org.br