02 nov

Petrópolis Gourmet oferece menus e oficinas na Serra

por Renata Monti

 

Quer embarcar numa viagem gastronômica pelo Brasil Império? Então, anote na agenda: de 11 a 20 de novembro acontece o Petrópolis Gourmet, cujo tema é “De volta às origens”, um resgate aos banquetes do século XIX. São 45 restaurantes participantes com menus que prestigiam os ingredientes daquele período, como banana, pêssego, mel, frango, carne de caça, embutidos, feijão, aipim, fubá, verduras e legumes.

Dois Vales. Camarões VG (5 un) empanados na farinha de tapioca. Acompanha arroz negro com limão siciliano e molho de manga com laranja e mel. Divulgação

A prestigiada Locanda Della Mimosa, comandada pelo chef Danio Braga, aposta na polenta italiana com creme de gorgonzola e shitake para entrada. De principal, salteado de tiras de filé de frango orgânico com legumes estilo oriental. De sobremesa, pavê de banana com creme de cumaru (R$ 160, por pessoa, incluso uma taça de espumante Locanda Brut Rosé).

Artesanal Gourmet. Arroz de coelho com pêssegos caramelizados ao mel. Divulgação

A chef Joana Nóbrega, do Artesanal Gourmet, criou para a entrada ragu de linguiça artesanal com polenta crocante e couve; para o principal arroz de coelho com pêssegos caramelizados ao mel; carolinas crocantes  recheadas com creme de baunilha e um toque de limão galego (R$ 90, por pessoa).

Don Bistrô. Frango e mel, acompanhados de purê de tubérculos (aipim, batata e inhame) e farofa com couve e limão. Divugação

Para quem quer colocar a mão na massa, as oficinas gastronômicas acontecem no Shopping Vilarejo, em Itaipava, com chefs estrelados como Danio Braga, Barão Vieira, Ana Salles, Fred Tibau, Monica Sangali, Ricardo Gonzales e Javy Larroquet.

O Mercado Gourmet continua em alta com orgânicos, pães, geleias, mel, embutidos, entre outros, no pátio do Shopping Vilarejo.

SERVIÇO

XVII Petrópolis Gourmet
Quando: 11 a 20 de novembro de 2017
Informações: www.petropolisgourmet.com.br