Visitamos o Rayz, em Ipanema, para uma prévia da Rio Restaurant Week 2018 (saiba mais), que começa no dia 16 de março e vai até 8 de abril. O cardápio é assinado pelo chef Fábio Batistella, que já passou por casas importantes no Brasil e exterior.
A primeira entrada foi gaspacho (sopa fria) de cogumelos com torradas de queijo Serra da Canastra. Embora uma sopa fria possa parecer estranha, é super saborosa e refrescante para o Rio.
A outra opção de entrada foi queijo coalho gratinado com tomate e melado. Essa já achamos mais comum para os padrões cariocas, já que na praia comemos queijo coalho no palito. Mas dá para entender a proposta bem brasileira, afinal o conceito do restaurante é de “raiz”, comida nacional.
Provamos apenas um principal, o namorado com purê de banana da terra e molho de camarão. Estava delicioso, com tempero leve e uma casquinha que fazia “croc”na boca. O ponto alto da noite, com certeza.
De sobremesa, demos uma colherada na cocada de tabuleiro com sorvete de tapioca. Estava gostosa, porém doce demais para os meus padrões. Não aguentaria comer o prato todo sem água, por exemplo. Mas tem gente que é formiguinha e adora um doce. Entendo completamente.
A tapioca com paçoca e chocolate belga me agradou mais, porém alguns colegas comentaram sobre a apresentação do prato. Arte ou não? Achei bonita, de verdade, mas há quem não admire pratos desconstruídos. Faz parte.
Na hora do brinde, apostamos na carta de drinques, com criações como o Dan, gin, lichia com flor de laranjeira, limão siciliano e mel de camomila (R$ 24,20) e o Iracema, caju, vodka , folhas de manjericão e açúcar de gengibre com folhas de coentro (R$ 25,90).
SERVIÇO
Rayz: Rua Prudente de Morais 416, Ipanema.
Telefone: (21) 2522-0627
Site: restauranterayz.com.br