17 jun

As lagostas mais disputadas de Londres

por Fernanda Dutra

Olá, leitores do Viagem Gourmet. Cá estou com meu primeiro post, empolgadíssima para dividir com vocês alguns dos meus lugares preferidos para comer em Londres, Oxford e nos vários cantinhos britânicos que eu adoro explorar. As mil delícias descobertas em viagens também vão aparecer por aqui… Para começar, queria falar de um lugar que é sucesso garantido com amigos, família, dates, etc: Burger & Lobster! Espero que curtam.

A lagosta do Burger & Lobster
Não se avexe: peça mais do molhinho delicioso se quiser, não custa nada a mais!

Um dos melhores representantes do novo momento da cena gastronômica em Londres é o Burger & Lobster, que dispensa a necessidade de reservas ou mesmo de cardápios. O menu é tão simples que pode ser recitado pelos simpáticos garçons: hambúrguer ou lagosta (cozida ou grelhada), por £20. A proposta deu certo, e, desde 2012, já abriram cinco filiais do restaurante só em Londres. Os restaurantes seguem o perfil do bairro onde estão: o do descolado Soho, por exemplo, é coloridissímo e fica repleto de grupos de jovens amigos; o do clássico Mayfair é decorado em tons neutros, com toques bem humorados, e recebe mais casais e famílias. Mas, em geral, o ambiente é bem informal. Já fui com amigos e já levei minha família — o sucesso é 98% garantido [sinto pelos seres humanos que não comem nem lagosta nem hambúrguer], tanto é que normalmente é preciso esperar um bocado por uma mesa.

Esse é um dos meus preferidos: alface, tomate, pepino, maionese de abacate e cebolinha
Esse é um dos meus preferidos: alface, tomate, pepino, maionese de abacate e cebolinha

A lagosta vem em uma bandeja prateada, com salada, batata frita fininha e crocante e um molho delicioso. Não tema a bagunça na hora de comer: primeiro, o restaurante oferece babadores de plástico e lenços umedecidos; depois, as partes onde se devem quebrar a lagosta já estão marcados. Um garfinho especial e um alicate também ajudam na missão. Nunca pedi o hambúrguer, pois acredito que não devo desperdiçar as oportunidades de comer bons frutos do mar. Mas ouvi dizer por fontes confiáveis que vale a pena os £20.

Os mesmos donos abriram no final de 2014 o Smack Lobster Roll Deli, ao lado da Oxford Street. O menu também é simples: quatro opções de sanduíches de lagosta por £9; lagosta inteira ou só a carne por £12; sopa (chowder) de lagosta £4,80; e abobrinhas fritas £3,60. Como em todos os lugares por aqui, fica ainda mais barato se você pedir para levar. Mas o ambiente é uma delícia: um lugar espaçoso, decorado com sereias de cauda de lagosta, ainda mais informal do que os restaurantes. É incrível o quanto invento desculpas para passar pela Binney Street só para visitar o Lobster Deli.

Mezzo mulher, mezzo lagosta: a decoração do Smack Lobster Roll Deli
Mezzo mulher, mezzo lagosta: a decoração do Smack Lobster Roll Deli

 

Quem estiver indo para Nova York, pode checar o Burger & Lobster de lá e dividir com a gente nos comentários.

SERVIÇO

Burger & Lobster: 36-38 Dean Street (Soho). De segunda a quarta, 12h às 22h30m; quinta a sábado, de 12h às 23h. Domingos, de 12h às 22h.

Burger & Lobster II: 29 Clarges Street (Mayfair). De segunda a sábado, de 12h às 22h30m; sábado, de 12h às 17h30m.

Smack Lobster Roll Deli: 26-28 Binney Street (Oxford Street). De segunda a quinta, de 10h às 23h30m; sextas e sábados, de 10h às 00h; domingos, de 12h às 22h30m.