02 dez

Provamos o novo cardápio do Alloro al Miramar

por Renata Monti
Vista do restaurante do Alloro al Miramar, em Copacabana

Sortuda sou eu, que nos últimos dois meses tive a oportunidade de estar inúmeras vezes no Alloro al Miramar, em Copacabana. Por coincidência,  reuniões de trabalho e degustações surgiram em sequência, no térreo do restaurante da rede de hotéis Windsor, na altura do Posto 5, com vista para a Praia de Copacabana. Adoro aquela região, a primeira que explorei no Rio, há cerca de 12 anos, quando era uma estudante de mestrado em Comunicação, recém-chegada de Minas. Aquela curva que “descortina” Copacabana, apreciada pelo meu conterrâneo Drummond, certamente emociona. Com comida boa então, nem se fala.

Nas investidas ao Alloro, me surpreende a vivacidade do chef italiano Micheli Petenzi, natural da Lombardia, região Norte do país. Trabalhar em cozinha de hotel não é coisa fácil – no meu currículo tenho passagem pelo chá da tarde do Savoy Hotel Londres. Então, posso afirmar:  para manter a criatividade e os ânimos atentos é preciso inspiração e uma equipe que abrace MUITO o trabalho. 

Por experiência própria, clientes de hotéis são exigentes e não retornam ao restaurante se tudo não estiver perfeito. Mas no Alloro, da rede Windsor, esses retornos são frequentes – a confirmar por colegas jornalistas que sempre esbarram por lá. Bom custo-benefício, eu diria.

Micheli está no Brasil desde 2015. “Vim passar um Carnaval e fiquei”, conta. É PhD em Química pela Universidade de Pavia, mas, na gastronomia, é um autodidata. Viveu a pandemia trancado em seu apartamento em Copacabana, com sua filha recém-nascida e sua esposa, fazendo consultorias. E surgiu a oportunidade de assumir a cozinha do Alloro, trazendo clássicos e apostando em ingredientes brasileiros. “O primeiro ano foi de testes e agora consegui trazer pratos autorais”, resumiu o chef.

Começamos com um incrível carpaccio de lagostine com sorbet de hortelã. Refrescante, é a cara do Rio. Seguimos com a burrata fresquíssima de Bicas (MG) e geleia de tomate. Passamos pelo arancini de cordeiro – bolinhos de arroz perfeitos com cordeiro derretendo na boca. 

Nos principais, chegamos ao ravióli de peixe. Massa fresca, pescado do Rio, combinação infalível. Partimos para a perfeição do cavateli com ragu de cordeiro – esse estava realmente incrível – sabor e textura perfeitos. 

Micheli chegou à mesa, conversamos sobre a burrata e partimos para os dilemas da pandemia, de estar com crianças pequenas em casa. E da alegria e tensão de poder acompanhar cada passo delas. Felizmente, avançamos para conversas mais leves, pela alegria de retornar aos eventos e estarmos com as filhas mais crescidas.

Falando em crianças, me lembrei que precisava pegar a Bia na escola e não havia tempo para provar a sobremesa. Tive que sair às pressas. Motivo certo para retornar ao Alloro em pouquíssimo tempo. Chef, quero começar pela sobremesa – com direito ao suspiro da vista de Copacabana.

NOTA: 10 Excelente

Onde: Endereço – Avenida Atlântica, 3.668, Copacabana. Miramar Hotel by Windsor.

Tel: (21) 2195-6213.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 12h às 23h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 23h30.

Texto: Renata Monty

Publicado em: 18.11.2022
Siga @viagemgourmet e @renatamonti no Instagram