05 ago

Como é se hospedar no Hotel Fairmont em Copacabana

por Renata Monti
Vista panorâmica de Copacabana da piscina de borda infinita. Foto Renata Monti

Vivenciei uma experiência completa de hospedagem e refeições no incrível Fairmont Copacabana, primeiro hotel da marca de luxo da Accor na América do Sul, que completa 2 anos em 5 de agosto. Inaugurado ainda em 2019, em um icônico prédio avarandado no Posto 6, o hotel oferece um visual panorâmico da orla, excelente atendimento e o trunfo da boa gastronomia.

Veja como é o luxuoso Hotel Fairmont, em Copacabana

Já no check-in me senti abraçada, passando por todos os procedimentos de segurança contra a Covid-19. O hotel obteve o selo All Safe, da Accor com auditoria da Bureau Veritas. No saguão principal, checaram a minha temperatura e ganhei uma borrifada de álcool em gel. Um moderno equipamento ultra-violeta é utilizado para inativar o possível vírus em todos os espaços. E os quartos são limpos apenas após 48 horas da saída de cada hóspede. Um cuidado imenso para manter todos os funcionários e hóspedes em segurança.

Quartos

Quarto amplo e confortável com duas varandas. Foto Renata Monti

Todos os quartos do Fairmont Copacabana possuem varanda, alguns deles até mais de uma. No meu caso, fiquei com dois ângulos: uma vista espetacular da orla (com direito ao Pão de Açúcar ao fundo) e ainda uma vista lateral da piscina do hotel, que também é linda. Nosso quarto contava ainda com uma sala anexa, com TV, estação de bar e sofás.

Berço confortável para a Bia com proteção lateral. Foto Renata Monti

Ponto alto para quem vai com crianças: pedi um berço para a Bia e fiquei impressionada! Super confortável, grande, com roupa de cama adequada e até mesmo as almofadas laterais para evitar o bate-bate das crianças à noite. De todos os hotéis em que me hospedei desde que ela nasceu, não havia tido um bercinho tão completo. Ela amou!

Sala anexa ao quarto, onde é possível receber o café da manhã. Foto Renata Monti

Fomos recebidos com balão de gás e chocolates maravilhosos, o que tornou a nossa chegada ainda mais especial. Bia devorou os chocolates correndo enquanto eu dava uma olhada geral nas varandas e no conforto do quarto. Adoro vê-la desbravando o mundo, conhecendo novos sabores e lugares.

Estrutura do hotel

A piscina principal tem borda infinita e vista espetacular para a Praia de Copacabana

Todos os ambientes são arejados, limpos e confortáveis. O imóvel passou por uma ampla modernização antes de sua abertura, em 2019. A piscina de borda infinita com vista para o mar certamente é o ponto mais impactante do Fairmont. Além do clima relaxante, a área conta com boa estrutura de espreguiçadeiras e serviço de bar. Vejam esse pôr do sol!

Piscina principal vista da varanda do quarto. Foto Renata Monti

Há ainda uma piscina interna, mais reservada, onde é possível descansar sem todo o movimento da área principal. O hotel conta ainda com serviço de spa, com massagens e tratamentos mediante agendamento.

Gastronomia

Varanda do Marine Restô. Foto Divulgação Rômulo Fialdini

A gastronomia é um ponto alto do Fairmont, com duas opções para hóspedes e não-hóspedes no sexto andar: o Marine Restô e o Spirit Copa Bar, que acabaram de renovar os seus menus para a temporada. O chef-executivo francês Jérôme Dardillac conta com Carlos Cordeiro e Letícia Cruz (pâtisserie) em seu time de peso. A grande vantagem é que tanto no bar quanto no restaurante há mesas nas varandas, super bem ventiladas. E nos salões, o distanciamento está sendo respeitado.

O salão principal do Marine Restô. Foto Divulgação Rômulo Fialdini

Com dois fornos a carvão vegetal Josper, o Marine Restô oferece uma experiência gastronômica toda baseada na brasa, valorizando produtores e ingredientes locais.

Ostras frescas no Marine Restô. Foto Renata Monti

É lindo ver o vai e vem pela cozinha aparente. Adoro o balé da cozinha. Tive a sorte de conversar com o chef Jerôme, sempre muito simpático, e conhecer Letícia, responsável pela pâtisserie.

À esquerda, a chef Letícia Cruz e à direita, o chef Jérôme Dardillac

O Spirit Copa Bar oferece uma experiência gastronômica mais despojada, com petiscos cariocas e drinques criados por Cassiano Melo. A carioquice está em todos os lugares, desde às varandas com mesas debruçadas para o Posto 6, a coquetéis como “Tarsila”, homenagem à pintora Tarsila do Amaral, que enquanto morou em Paris, levava frascos de perfume na bagagem para preparar caipirinhas.

Petiscos e drinques autorais no Spirit Copa Bar. Foto Bruno Barreto

Luxo é…

Café da manhã no quarto, com uma vista incrível? Temos! O Fairmont oferece essa facilidade (pelo menos neste período de pandemia) sem custos. Ainda é possível agendar o jantar no quarto, segundo o gerente Netto Moreira. Ele contou que em noites de lua cheia o visual fica incrível.

Viagem com crianças

Bia curtindo a piscina com vista da orla de Copacabana. Foto Renata Monti

Quais as vantagens de se hospedar no Fairmont com crianças? A proximidade da praia certamente conta para quem está com os pequenos. Mas além da localização, o quarto espaçoso e o atendimento primoroso sempre são pontos positivos. Cuidados como o preparo de refeições adaptadas, berço no quarto e até mesmo um balão de gás na cama tornaram a nossa experiência única.

Tanto na visita ao Spirit Bar quanto no Marine Restô fomos com a Bia e não tivemos qualquer dificuldade para adaptar o cardápio. Sempre atenciosos, os garçons e maîtres ofereceram alternativas saborosas para a Bia comer. Tivemos peixe grelhado, purê e legumes. A piscina com decks molhados também é ótima para crianças, pois permite que eles brinquem ao lado dos pais nas espreguiçadeiras (precisamos, não é?).

Serviço

Fairmont Rio de Janeiro Copacabana – Av. Atlântica 4.240,
Copacabana. Rio de Janeiro (RJ).

Quanto custa se hospedar no Fairmont? Média de R$ 1.200 a diária, com café da manhã incluído (os valores dependem do período do ano e da suíte).

Telefone: (21) 2525-1232.

Site: www.fairmont.net.br

Leia mais

Conheça o Hotel Santa Teresa, o queridinho das estrelas

Siga no Instagram

@viagemgourmet

@renatamonti