Música, gastronomia e história vão invadir fazendas centenárias no Festival do Vale do Café, que vai de 21 a 30 de Julho, no Sul fluminense. Sob a curadoria artística do violonista Turíbio Santos, a 15ª edição do evento traz shows gratuitos nas charmosas cidades da região, além de comidinhas saborosas.
Para quem gosta de viajar no túnel do tempo, fazendas históricas de Rio das Flores, Barra do Piraí, Vassouras, Valença, Conservatória e Engenheiro Paulo de Frontin abrem os portões para visitação e recebem diferentes atrações musicais. A cantora do Congo Sagrace, refugiada no Brasil há dois anos, é uma das atrações inéditas, ao lado de nomes como Angélica de La Riva, Dani Spielmann e Sheila Zagury, Turíbio Santos, Cristina Braga, Soraya Ravenle e Marcelo Caldi. Os ingressos estão à venda pelo site do evento www.festivalvaledocafe.com.br.
No quesito comes e bebes, Vassouras terá um encontro único: a refugiada Louise Berthe, de Camarões, apresenta um menu típico de seu país no dia 23 de Julho, no hotel Santa Amália. A cozinheira faz um prato chamado Corn Tchaff, que leva milho, feijão e frango. De sobremesa, bolinhos de banana. A ideia é homenagear os povos africanos que trabalharam e enriqueceram a região.