30 maio

Spa de luxo Rituaali proporciona experiência vegana

por Renata Monti
A área externa do Rituaali é cercada pela Mata Atlântica. Foto Bruno Barreto

Ao se abrirem os grandes portões de ferro, como num filme de Hollywood,  sente-se o ar puro e a harmonia do encantador Rituaali, um spa vegano de luxo escondido na Serra da Mantiqueira, na cidade de Penedo, ponto estratégico entre Rio (2 horas) e São Paulo (3 horas). O silêncio e o verde exuberante da natureza no entorno sinalizam que o detox não é só alimentar, mas também de alma. Em tempos marcados pelo alto índice de estresse e doenças, o espaço se auto-denomina um centro de medicina e estilo de vida, que leva em conta a alimentação sem produtos de origem animal.

Leia mais: Hotel Santa Teresa oferece luxo e exclusividade no Rio

Piscina e apartamentos. Foto de Bruno Barreto

Nossa experiência foi de quatro dias no Rituaali, em maio de 2017.  Logo na chegada, a energia é calmante, com sorrisos largos e palavras pronunciadas em voz baixa pelos atendentes. O programa ali é personalizado, elaborado por uma equipe multidisciplinar, formada pelos médicos Daniela Kanno e Luiz Sella (veja o currículo aqui), além de nutricionistas, enfermeiros, preparadores físicos, chefs de cozinha.

Saguão de entrada do Rituaali. Foto de Bruno Barreto

Logo na chegada, a enfermeira Karla nos acompanhou até o consultório e coletou os primeiros dados para uma análise de saúde. Fez perguntas a respeito do nosso nível de estresse, aferiu a pressão arterial, tirou medidas, etc. Na sequência, fomos atendidos pela Drª. Daniela Kanno. A partir daí, são elaborados os programas de exercícios, relaxamentos e refeições, de acordo com a necessidade de cada um. Os horários e agendamentos não são obrigatórios, mas, claro, se você quer atingir um objetivo, precisa cumpri-los (como tudo na vida).

INSTALAÇÕES

Os chalés possuem sauna a vapor e lareira. Foto Bruno Barreto

Os espaços mesclam o rústico com o contemporâneo e são confortáveis. A decoração é pensada em cada detalhe, garantindo acolhimento. Todos os quartos possuem uma bela vista para a Mata Atlântica, divididos em apartamentos (mais modernos e práticos) e chalés (com hidromassagem, lareira, alguns com sauna a vapor). As acomodações possuem TV e chaleira elétrica (para o preparo de chás com adoçante. Yes!).

COMIDA

Tofu em cama de abóbora. Foto de Renata Monti

Confesso que pensei: vou passar fome! Procuro me alimentar de três em três horas. E no Rituaali, as refeições se concentram em três: desjejum, almoço e jantar. Fiquei um pouco preocupada com isso, mas garanto que não não sofri. A proposta é comer mais de manhã e ir diminuindo as porções até o final da tarde. O ar bucólico é garantido por um sino, que convoca todos os hóspedes para as refeições. Simpaticíssimo.

O café da manhã é servido às 8h, sempre com uma porção de frutas, pães artesanais produzidos ali mesmo, alguns sem glúten, sem lactose… Comi ainda bolo de maçã, folheado de ricota vegana, tapioca com queijo vegano, cookies integrais, pastas de cenoura, tomate, maçã… (não no mesmo dia). Tudo maravilhoso.

O “café” de cevada é servido com leite de castanhas. Foto de Renata Monti

Uma grande novidade para mim foi o café de cevada. Sim, existe e tem sabor parecido com o café tradicional. Outra novidade foi o café de milho, também saboroso, mas nem tanto. Os leites de castanhas fazem a combinação perfeita para enganar o cérebro viciado em cafeína.

As saladas orgânicas são saborosas. Foto de Renata Monti

O almoço é às 13h, com saladas frescas e temperos variados de entrada. Entre os principais, provei tofu em cama de abóbora (1º dia), arroz com espinafre e fricassê de cogumelos com batata palha (2º dia), moqueca de palmito e banana com arroz de amêndoas (3º dia), quibe com creme azedo, cuscuz marroquino e brócolis (4º dia).

Quibe vegano com recheio de creme azedo, cuscuz marroquino e brócolis. Foto de Renata Monti

Ah, e tem sobremesa? Tem, sim senhor. Comi doce de maçã assada com farofa de farinha de trigo, óleo de coco e açúcar mascavo (1º dia), tortinha de manga na farinha integral com óleo de coco (2º dia), sorbet de banana, canela e amendoim (3º dia) e pera com calda de suco de uva (4º dia).

Doce de maçã. Foto de Renata Monti

O jantar é às 18h. Por que tão cedo? Os médicos justificam que é necessário desacelerar o metabolismo para dormir. Então, nada de comer tarde. As refeições noturnas variaram entre sopas, como de legumes com curry (1º dia) e abobrinha com gengibre (3º dia), e lanches, como pizza com massa integral e queijo vegano.

SPA

A área de tratamentos é um paraíso a parte. Jacuzzi, piscina aquecida, salas de massagem, duchas vichy e escocesa. Além de banhos aromáticos maravilhosos, com vista para o verde são algumas das opções. Você pode ainda agendar tratamentos como limpeza de pele e drenagem linfática, por exemplo.

Banhos aromáticos com vista para a natureza. Foto de Bruno Barreto

 

Jacuzzi e piscina aquecida. Foto de Renata Monti

ÁREA EXTERNA

A grande estrela da área externa é a piscina, com três níveis: A cortina verde que contorna o Rituaali é Mata Atlântica pura e preservada. Ali, é o lugar ideal para respirar fundo e espantar os problemas.

EXERCÍCIOS

A caminhada matinal acontece às 7h. Em geral, os hóspedes vão com um instrutor até o Centro de Penedo. Aos sábados, acontecem os passeios pela Serrinha do Alambari. Uma van pega os hóspedes às 9h, e os leva até uma estrada de terra, que dá acesso a cachoeira com sauna finlandesa natural (a lenha), um luxo em meio à natureza. O trecho é de 7 quilômetros a pé (fizemos!), mas se não aguentar, é possível ir de van.

A academia de ginástica é bem completa, com aparelhos de musculação e corrida modernos. Instrutores simpáticos, como o Júlio e a Jaqueline, garantem que seu exercício tenha doses de bom-humor. Numa outra sala, acontecem as atividades com hora marcada, como aulas de alongamento, zumba (animadíssima) e core (abdominais).  Há ainda uma sala de pilates.

SERVIÇO

Rituaali Penedo: Rua Harry Bertel, Acesso A, 310, Penedo – Itatiaia, RJ. Telefone:  (24) 3351-9200. Site: www.rituaali.com.br.