As montanhas íngremes e a silhueta ondulada do Rio Douro são marca inconfundível para quem visita a região ao Norte de Portugal. Considerada patrimônio cultural da humanidade pela Unesco, é a mais antiga área vitícola demarcada no mundo, com registro em 1756. Além da beleza estonteante das paisagens com terrenos pedregosos lapidados manualmente pelo homem, o Douro é conhecido pelo produto de sua terra: o icônico vinho do Porto.
Embarcamos para essa viagem em março de 2018, a convite da Associação Comercial e Industrial de Vila Real, ao lado da Team Douro, com apoio da União Europeia e do Governo Português. Nossa base foi Vila Real, uma simpática cidadezinha de 30 mil habitantes, que fica a uma hora de carro do Porto. Junto com uma equipe de jornalistas internacionais, fomos convidados a percorrer as vinícolas e atrações turísticas. Uma semana de aprendizado, trabalho, conversas e provas de vinhos emblemáticos, como o Porto Messias 1966 e o Niepoort 1983.
O contexto desta aventura foi especialmente interessante para nós porque, em janeiro do mesmo ano, escolhemos Portugal como nosso destino de férias. Estivemos em Lisboa, Sintra, Cascais, Évora, Óbidos, Fátima e subimos até o Porto de carro (veja como foi, clique aqui). Passamos 12 dias inesquecíveis, que nos apaixonamos ainda mais pelo país, mas faltou tempo para o Norte. Passamos apenas uma noite no Porto e a sensação foi de “quero mais”. Falei em voz alta: vou estar aqui de novo! E como as palavras são poderosas, em menos de dois meses já estávamos de volta.
As atrações do Alto Douro
Se você gosta de contemplar paisagens, o Alto Douro vai te proporcionar visuais incríveis. É uma região tranquila para percorrer sem pressa, seja de carro, barco (cruzeiros pelo Douro) ou trem (que lá chamam de comboio).
A exuberância natural não é o único atrativo. Os vinhos do Porto são icônicos e objeto de desejo em todo o mundo. Mas não deixe se levar só por esse lado. A região tem se destacado pelos interessantes vinhos de mesa e acreditem: brancos e espumantes alcançaram destaque em concursos e rankings. Então, vá aberto a experimentar de tudo.
A maioria das quintas e vinícolas aceita visitação. No entanto, é importante em todos os casos agendar. Como nossa viagem era de imprensa, a Team Douro resolveu tudo. Estivemos em diversas vinícolas (lista completa abaixo), como na emblemática Quinta de Napóles, com a presença de Dirk Niepoort, o produtor de vinhos que inovou no Douro e apostou nos vinhos de mesa.
Para completar, a gastronomia portuguesa nesta região é também deliciosa. Comemos desde as carnudas postas de bacalhau, passando para os crocantes bolinhos, além de grelhos (verdura típica), enchidos, bola (torta salgada), feijões brancos, arroz de cabidela (se parece com o frango ao molho pardo), alheiras (linguiça criada pelos judeus para disfarçar os inquisidores, que em vez de carne de porco é recheada com frango ou peru), milhos (um ensopado que se parece com canjiquinha com costelinha mineira) e a francesinha (sanduíche ensopado típico do Porto).
Roteiro pelo Douro
Base: município de Vila Real
Hotel Miracorgo: boas instalações. Escolha os quartos de fundo que têm vista para um penhasco com queda d’água. Dá para ver o nascer e o pôr so dol.
Dia 1
Visita ao Mirante de São Leonardo de Galafura
Almoço no restaurante do Mirante de São Leonardo de Galafura com degustação de vinhos Bulas
Adega Cooperativa de Vila Real
Jantar na Quinta do Paço
Dia 2
Visita a Quinta de Nápoles – Niepoort, com masterclass e almoço
Casa de Mateus, com degustação Lavradores de Feitoria
Almoço Restaurante Chaxoila, com vinhos Lua Cheia em Vinhas Velhas, Lavradores de Feitoria
Dia 3
Viagem para Régua – saída às 9h da estação de trem para Pocinho
Trem às margens do Douro – sente do lado direito na primeira fase da viagem. Depois de cruzar a ponte, fique do lado direito, assim se vê a paisagem
De Pocinho fomos para vinícola Carm
Almoço no Museu Côa
Retorno a Vila Real
Prova de vinhos agendada pela Prefeitura de Vila Real: Bulas, Carlos Alonso, Crónica, D’Eça, Duas Árvores, Maquia/Mafarrico, Montel, Quinta da Côrte, Quinta do Monte Travesso, Quinta dos Castelares, Quinta dos Lagares.
Dia 4
Viagem para Tarouca.
Visita ao Museu do Espumante. Passagem pelo Monastério de Tarouca.
Visita as Caves de Murganheira
Visita ao Mosteiro
Almoço no
Visita a Quinta da Casa Amarela.
Jantar no Cais da Vila, em Vila Real.
=> Tem alguma outra sugestão para o roteiro? Deixe nos comentários!
Mais de Portugal no blog
Viagem para Portugal: veja como planejar