02 mar

Como é comer no Canton, restaurante de comida “chifa” em Copacabana

por Renata Monti
O salão do Canton tem capacidade para 42 pessoas. Foto: Renata Monti

Visitei o primeiro restaurante de comida “chifa” do Rio de Janeiro, o Canton. Com mais de 3.000 casas neste estilo só em Lima, é uma mistura da culinária chinesa com a peruana – criando a junção de “chifa”, que em mandarim significa “comer arroz”.  É mais uma aposta do chef peruano Marco Espinoza, empreendedor nato, dono do Lima Restobar (Tijuca, Botafogo, São Francisco), El Chaco (Botafogo), e o Taypa (Brasília).

Localizado ao lado do Copacabana Palace, na Rua Rodolfo Dantas, o ambiente já conquista os olhares curiosos com janelões, teto repleto de luminárias chinesas e paredes com pinturas de dragões e gatos da sorte. O arquiteto César Lee veio especialmente do Perú para montar o espaço. “É uma comida muito popular no Perú e que acredito que venha agradar aqui”, conta Espinoza.

Wontons fritos – recheados com frango e porco com toque cantonês e molho de tamarindo

Da cozinha aberta para o salão é possível ver todo o movimento da equipe, formada por peruanos e brasileiros. Embarcamos na viagem Perú-China com os wontons fritos, pasteizinhos recheados de frango e porco, com molho de tamarindo. Depois, passamos para as chaufas, os arrozes fritos na panela wok com frango, legumes e toque cantonês.

Chaufas, os arrozes fritos na panela wok com frango, legumes e toque cantonês

O ponto alto do nosso almoço foi o pato assado desossado, que vem acompanhado de pães no vapor, palitos de pepino e molho agridoce. A minha querida amiga Luciana Fróes me ensinou que na China, montam sanduíches com essa composição. E assim fizemos. Maravilhosa combinação. A carne estava bem macia e derretia na boca. 

Pato assado desossado, acompanhado de pães no vapor, palitos de pepino e molho agridoce

Encerramos com o polvo na wok com legumes e molho cantonês à base de tausí e chili sechuan, acompanhado de batatas fritas rústicas e picles de cinco sabores.

Polvo na wok com legumes e molho cantonês à base de tausí e chili sechuan

Infelizmente, não sobrou espaço para a sobremesa. Para quem adora drinques, a carta tem clássicos peruanos, como o pisco sour, além de infusões bacanas com gim. Adorei conhecer a cozinha chifa e certamente voltarei.

O chef Marco Espinoza conversa com a crítica Luciana Fróes

Onde: Rua Rodolfo Dantas, 26 Copacabana RJ.

Telefone: (21) 3594-0002
De Segunda a quinta-feira, das 12h às 18h, e 19h às 23h. Sexta e sábado, das 12h às 18 e 19h às 0h. Domingo, das 12h às 18 e 19h às 22h.

Siga: @viagemgourmet

Abaixo algumas fotos do cardápio em 02.03.2021