19 jul

Festival Vale do Café leva atrações a fazendas centenárias

por Renata Monti
A fachada da Fazenda União em Rio das Flores. Divulgação

Música, gastronomia e história vão invadir fazendas centenárias no Festival do Vale do Café, que vai de 21 a 30 de Julho, no Sul fluminense. Sob a curadoria artística do violonista Turíbio Santos, a 15ª edição do evento traz shows gratuitos nas charmosas cidades da região, além de comidinhas saborosas.

A refugiada Louise Berthe faz um prato típico do Camarões

Para quem gosta de viajar no túnel do tempo, fazendas históricas de Rio das Flores, Barra do Piraí, Vassouras, Valença, Conservatória e Engenheiro Paulo de Frontin abrem os portões para visitação e recebem diferentes atrações musicais. A cantora do Congo Sagrace, refugiada no Brasil há dois anos, é uma das atrações inéditas, ao lado de nomes como Angélica de La Riva, Dani Spielmann e Sheila Zagury, Turíbio Santos, Cristina Braga, Soraya Ravenle e Marcelo Caldi. Os ingressos estão à venda pelo site do evento www.festivalvaledocafe.com.br.

No quesito comes e bebes, Vassouras terá um encontro único: a refugiada Louise Berthe, de Camarões, apresenta um menu típico de seu país  no dia 23 de Julho, no hotel Santa Amália. A cozinheira faz um prato chamado Corn Tchaff, que leva milho, feijão e frango. De sobremesa, bolinhos de banana. A ideia é homenagear os povos africanos que trabalharam e enriqueceram a região.