13 abr

Restaurante do Hotel Sheraton Rio celebra 10 anos

por Renata Monti
A equipe do Hotel Sheraton Rio comemora 50 anos de hotel e 10 anos do restaurante L ´Etoile. Foto: Renata Monty

O chef francês Jean Paul Bondoux, nascido na Borgonha e com carreira consolidada entre Uruguai e Argentina, está no Rio de Janeiro para celebrar os 10 anos do restaurante L´Etoile, no 26º andar do hotel Sheraton Grand Rio & Resort. Com vista deslumbrante e salão elegante, o espaço é conhecido pela gastronomia francesa assinada por Jean Paul desde a abertura. O chef executivo é Juan Molina.

No menu festivo, cada passo mostra sabor, técnica e a criatividade de Jean Paul na cozinha. Sempre simpático com jornalistas, ele disse logo de cara: “Se você cozinha, tem que ser por amor. Não dá certo se a cozinha não for com amor”, disse.

A magia começa com o duo de ostras com molhos de queijos franceses, servido em louça com pedras e gelo seco, dando um ar de espetáculo. É sabor e arte. A primeira entrada surpreendeu na apresentação em um “coco aberto” com vieiras grelhadas e molho Beurre Blanc. Além de bonito, elegante em cada garfada.

O grande momento de Jean Paul é puramente afeto. As famosas “coxas de rã em persillade” são delicadas, macias e tenras. Receita da avó, na Borgonha, e sua criação mais aclamada ao longo de sua trajetória de mais de três décadas na cozinha. O molho de salsa, alho, ervas, molho e vinagre certamente é bem equilibrado e traz uma leve acidez para as coxinhas, que ganham um “croc” sensacional com batatas palhas artesanais.

O prato mais conhecido de Jean Paul: coxas de rã em persillade | Foto: Renata Monty

Embora já tenha ido ao L´Etoile desde o início (relembre aqui), nunca havia provado o prato com Jean Paul presente. Realmente é um momento marcante. É delicioso. Seguimos para os principais, mas nada superou a rã. O peixe do dia e frutos do mar foi servido em redução do clássico bouillabaisse (uma sopa de frutos do mar à base de alho, pimenta, azeite, camarões e lulas, além de peixe). Essa tradicional sopa está até mesmo na mitologia grega.

O filé-mignon black angus estava suculento, porém o meu metabolismo não suporta grandes quantidades de comida. Lamentável, mas é o fato. Apenas provei a carne e um pouco do Bearnesa.

Seguindo a risca o ritual francês, Jean Paul chegou com a tábua de queijos com plaquinhas identificando cada um. Posou para fotos e sorriu, sempre bem-humorado. Para fechar essa celebração em grande estilo, toda a equipe da cozinha nos serviu ao mesmo tempo, me lembrando quando trabalhei no Savoy de Londres e ensaiávamos o mesmo balé sincronizado: garçons alinhados e colocando todos os pratos ao mesmo tempo. Adoçamos com suspiro de tarte tatin e café Nespresso Galápagos, um blend exclusivo para o Hotel Sheraton.

Lounge vie ao L´Etoile! Salut! Vida longa do Sheraton, que completa 50 anos em 2024 e ao L´Etoile!

L´Etoile. Aberto de Terça a Sábado, das 19h30 às 23h. Reservas online ou por telefone:  021 2529-1299

Publicado em 13.04.2024.