10 fev

Chefs estrelados cozinham nos camarotes da Sapucaí

por Renata Monti
O chef Frédéric Monnier prepara menu com influencia francesa. Foto de Anaïs Roig

De patê de campagne à farofa de dendê, os camarotes do Carnaval na Sapucaí mostram que a cozinha também dá samba. Chefs estrelados como Frédéric Monnier, da Brasserie Rosário, e Pedro de Artagão, do Grujo Irajá, lideram os bastidores das áreas reservadas do maior espetáculo da Terra.

Nos bastidores, Monnier prepara menu gourmet na Sapucaí. Foto divulgação Anaïs Roig

Membro do Maître Cuisniers de France, que reúne os melhores cozinheiros ao redor do mundo, Monnier foi convidado para comandar o camarote Europa Brasil. Ele explica que desde o início a missão foi de servir um menu gourmet, com produtos de alto padrão, para 300 convidados dia.

“Tudo foi selecionado a dedo e o nosso planejamento é servir um menu de alto padrão. Comida fresca, preparada na hora, com os melhores ingredientes e técnicas”, destaca Monnier, que no dia 11 de fevereiro receberá a visita ilustre de Pierre Landet (Maître Cuisnier de France – Nova York), Pascal Petiteau (Maître Cuisnier de France – Nova York) , Emmanuel Bassoleil (São Paulo), Eric Jacquin (Maître Cuisnier de France – São Paulo).

O deleite começa com o coquetel volante e canapés, como chips de baroa, mini cake de azeitona com tapenade, escabeche de lula e quinoa crocante, caponata a La lavanda, nougat de batata roxa sauce bearnaise, crocante de patê de campagne, salada de couscous maroquino e frutas secas.

Menu Monnier: namorado com béarnaise de moqueca e farofa de dendê. Foto divulgação Anaïs Roig

Um bufê de feitos na hora aposta nas clássicas galettes de queijo gruyère e presunto, além de calabresa, queijo gruyère, tomates frescos, calabresa. Já os crepes vêm nos sabores de chocolate belga 70% callebaut, banana, sucre, Nutella, caramelo flor de sal.

Os principais alternam entre sabores brasileiros e franceses, de acordo com o dia. O menu conta com o namorado com béarnaise de moqueca e farofa de dendê até o tradicional boeuf bourguignon Parmentier. Para brindar, champange Taittinger.

Bolinha de queijo com tapioca. Foto divulgação Alexander Landau

Artagão estreia na Sapucaí com o seu serviço de catering “Pedro de Artagão Festa”, que assina este ano o buffet do camarote Rio Exxperience. Considerado de alto luxo, o espaço fica no setor 7 e tem capacidade para 500 pessoas.

Arroz de bacalhau do chef Pedro de Artagão. Foto divulgação Alexander Landau

No menu de Artagão estão algumas de suas criações famosas em seus consagrados restaurantes, como a bolinha de queijo com tapioca e coulis de damasco, chips de mandioca, pastel de palmito fondant, caldinho de frutos do mar, risone ao pomodoro e cacciocavallo, arroz de bacalhau, peixe do dia ao vinagrete de maracujá com arroz de ervas brasileiras, entre outras opções.

De sobremesa, o clássico e disputado bolo de brigadeiro do Irajá Gastrô. Sou muito fã!

Quer saber mais sobre os chefs?

www.fredericmonnier.com

www.grupoiraja.com.br

 Gostou deste post? Siga a gente no Instagram => @viagemgourmet