19 nov

Chefs fazem intercâmbio de sabores em Búzios

por Renata Monti
Encontro de chefs é promovido pelo Hotel La Borie, em Geribá | Foto divulgação

Imagine mesclar os temperos da Borgonha, na França, aos sabores do cerrado brasileiro? Ou então misturar ingredientes da Amazônia aos do Nordeste? Em sua oitava edição, o encontro Les Pantagruels, em Búzios, vai reunir chefs de peso em dois fins de semana. Nos dias 22 e 23 de novembro, o estrelado Patrick Gauthier divide a cozinha com o goiano Humberto Marra, a carioca Joana Gallo, a argentina Sônia Persiani e o buziano Paulo Cezar Cordeiro . Já no dia 30 de novembro, é a vez dos pernambucanos César Santos e Cláudio Manoel cozinharem ao lado do paraense Sandro Motta, do baiano Marcos Deus e da carioca Joana Gallo.

Cada um traz na mala os ingredientes mais significativos para a sua região. Juntos, pensam em formas de preparo e servem um jantar aberto ao público (vagas limitadas) no Chez Françoise, que fica de frente para a Praia de Geribá. O clima descontraído marca o intercâmbio entre os chefs, que entre uma receita e outra, aproveitam para dar um mergulho e relaxar.

Os pratos são elaborados em conjunto pelos chefs

Para abrir o apetite, o público será recebido no primeiro fim de semana pelo mestre-cervejeiro Pedro Ribeiro com rótulos das cervejarias Rayz, como Snow Session e Blonde Ale Rayz, além da cervejaria Narreal Brew House, como Lemon Pie, Saison au Champignon, Rustikk e Verrine. Já no dia 30, as boas-vindas são dadas pelo mestre-cervejeiro Carlos Witte, da Cervejaria Ferdinander. Estão previstos Pilsner Naturtrüb Köter, Amber Lager Natürlich, Brazilian Strong Ale Essa Cana e Imperial Altbier Auf Frontin. 

O hotel La Borie faz parte da rede Les relais | Foto divulgação

Todos os jantares serão harmonizados com os rótulos da vinícola Rio Sol, com produção exclusiva no Vale do Rio São Francisco, no Nordeste brasileiro. 

O LES PANTAGRUELS 

O evento Les Pantagruels tem como inspiração a reprodução do espírito criado pelo escritor François Rabelais em suas histórias. Um encontro amistoso entre chefs e público, em total descontração, em que se degusta menus exclusivos. Idealizado pelo casal francês Paul e Françoise Lindemann, tradicionalmente o evento acontece uma vez ao ano, no mês de outubro, no Hotel Les Relais La Borie, em Geribá, reunindo vários nomes de peso da gastronomia francesa e brasileira.   

Em 2019, o grande encontro transformou-se em momentos gourmets, com chefs convidados-atores ao longo do ano. Assim, em 2019 e no início de 2020, estão previstos três eventos especiais em que alguns chefs vêm se encontrar no La Borie para compartilhar, descobrir e mostrar o seu amor pela gastronomia.

SERVIÇO

Quando

22 e 23.11, a partir das 19h30m – Jantar com os chefs Patrick Gauthier (La Madeleine, França), Humberto Marra (Goiás), Joana Gallo (Donna Jô, Búzios), Sônia Persiani (Le Cigalon, Búzios) e Paulo César Cordeiro (Chez Françoise, Hotel La Borie, Búzios).

30.11, a partir das 19h30m – Jantar com os chefs César Santos (Oficina do Sabor, Olinda), Cláudio Manoel (Bufê Lá Comédie, Recife), Sandro Mota (Dom Mani, Santarém),Marcones Deus (Mauá e Victoria, Rio de Janeiro) Joana Gallo (Donna Jô, Búzios) e Paulo César Cordeiro (Hotel La Borie, Búzios).

Valor:

R$ 230 (por pessoa, menu harmonizado com vinhos Rio Sol).

Reservas

Hotel Les Relais La Borie:  (22) 2620-8504 ou  (22) 98173-9138. 

Onde: Rua Gerbert Périssé 554, Praia de Geribá, Búzios.