03 dez

La Borie: o hotel mais gastronômico de Búzios

por Renata Monti
O hotel La Borie fica de frente para a Praia de Geribá, em Búzios

Se você quer saber quais razões me levam a crer que o hotel Les Relais La Borie é o mais gourmet de Búzios, leia este post até o fim. Tenho o privilégio de acompanhar por alguns anos o Les Pantagruels, evento gastronômico promovido pelo hotel, um paraíso super confortável de frente para a Praia de Geribá. Idealizado pelo casal francês Françoise e Paul Lindemann, o evento reúne chefs para trocar experiências e técnicas. Na mala, trazem ingredientes da França e Brasil. O encontro resulta em jantares abertos ao público no restaurante Chez Françoise.

O jantar Les Pantagruels do dia 30 de novembro de 2019 | Foto de Bruno Barreto

Com esse formato original, em que os chefs criam os menus coletivamente, o Les Pantagruels chegou à sua oitava edição. Em 2019, superou todas as expectativas, com um formato mais enxuto, contudo não menos saboroso. Se antes reunia cerca de 20 chefs para uma semana de jantares, desta vez privilegiou encontros mais intimistas, explorando o potencial de cada cozinheiro.

Os chefs convidados para a edição 8.1 do Les Pantagruels | Foto de Bruno Barreto
Os chefs convidados para a edição 8.1 do Les Pantagruels | Foto de Bruno Barreto

Nos dias 22 e 23 de novembro, o chef Patrick Gauthier, com uma estrela Michelin, do restaurante La Madeleine, em Sens, na Borgonha, preparou menu ao lado chef goiano Humberto Marra, do Coralina (Mercure Goiânia), da carioca Joana Gallo, do restaurante Donna Jô (Portal da Barra, Búzios), da argentina Sônia Persiani, do Cigalón (Rua das Pedras, Búzios) e do buziano Paulo Cezar Cordeiro, do Chez Françoise (Hotel Le Relais La Borie).

Os snacks de Patrick Gauthier foram servidos em cone listrado | Foto de Bruno Barreto

O jantar a 14 mãos trouxe um menu autêntico e interessante, que mesclava técnicas francesas à ingredientes do cerrado brasileiro. Na mala, Humberto Marra trouxe açafrão, castanha de baru e buriti – colocados à mesa para o público. Os jantares foram abertos com snacks de Patrick Gauthier servidos em uma divertida embalagem no formato de cone (foto acima), assim como ele faz na França. Aliás, vale registrar que ele veio com a equipe completa. Um luxo!

Chefs sentam à mesa e comem com o público no Les Pantagruels | Foto de Bruno Barreto

No dia 22, a noite começou com caldo de feijão e porco caipira defumado. Uma entrada que abraçou o estômago. Logo no primeiro prato, sentimos o Brasil pulsar forte com a brandade de caranha (peixe típico da Bacia do Araguaia) em cama de batata baroa e pequí. Carismático, Humberto Marra exibiu a caranha no salão para o público.

O chef Humberto Marra, de Goiânia, exibiu a caranha no salão | Foto de Bruno Barreto
O chef Humberto Marra, de Goiânia, exibiu a caranha no salão | Foto de Bruno Barreto

O segundo prato foi o carré de Agneau, picles de chuchu, arroz vermelho orgânico e perfumes de buriti. Sim, estava divino!

Carré de Agneau, picles de chuchu, arroz vermelho orgânico e buriti | Foto Renata Monti

A primeira sobremesa foi o maravilhoso creme de castanha de baru com baunilha do cerrado (sem palavras para descrever esse creme. Comeria litros!). Na sequência, provamos a charlote com cajuzinho do cerrado (é a fruta pequena) e leite de baru.

Charlote com cajuzinho do cerrado e castanha de baru | Foto Renata Monti

Já no dia 23, a criatividade dos chefs continuou surpreendendo o público. Começamos com a sopa de cenoura com caranha. O primeiro prato chegou com uma linda apresentação de camarões, tapioca e vinagrete de cagaita. Na sequência, carré de porco, ceviche de legumes com jenipapo (fruta da Mata Atlântica) e purê de baroa.

Camarões, tapioca e vinagrete de cagaita | Foto Renata Monti

Finalizamos com o delicioso creme de baunilha com manga Palmer. A segunda sobremesa me surpreendeu pela perfeição na apresentação e mistura de texturas e sabores: espumas e raspas de coco, maracujá, carambola e chocolate. Ao final, Gauthier passou pelas mesas servindo madeleines quentinhas. Um momento muito especial que vai ficar na memória.

Chefs César Santos, Cláúdio Manoel, Sandro Mota, Marcones Deus, Joana Gallo e Paulo Cézar Cordeiro | Foto de Bruno Barreto

A primeira edição só com chefs brasileiros da história do evento aconteceu no dia 30 de novembro. Os pernambucanos César Santos, da Oficina do Sabor (Olinda), e Cláudio Manoel, do bufê Lá Comédie (Recife), cozinharam ao lado do paraense Sandro Mota, do Dom Mani (Santarém), da carioca Joana Gallo e do baiano Marcones Deus, do Mauá e Victoria (Rio de Janeiro). Os chefs fazem parte da Associação da Boa Lembrança, que reúne estabelecimentos em todo o Brasil, e quem participar do jantar ganhará o tradicional prato de cerâmica para levar para casa. 

O salão decorado pela gerente Glória para a noite brasileira | Foto de Bruno Barreto

O menu foi muito harmonioso e mostrou a potência da gastronomia do Norte e Nordeste brasileiros. Detalhe para o salão decorado com toalhas de chita, mimo da gerente Glória, que deixa toda organização impecável.

Cachaça de jambu servida com snacks nacionais | Foto Bruno Barreto
Cachaça de jambu servida com snacks nacionais | Foto Bruno Barreto

Começamos com o “treme” da cachaça amazônica de jambu, servida em uma mini garrafa numa cesta de conchas, criação de Joana Gallo. Foi servida com snacks de castanha do Pará com centeio, castanha de caju com parmesão e puxuri.

Pirão de tucupi com filhote de grelhado e farofa de aviú com jambú |Foto de Bruno Barreto

A primeira entrada abraçou a alma com o pirão de tucupi com filhote de grelhado e farofa de aviú (camarão mini) com jambú. Para servir o prato, o chef Sandro Mota trouxe cuias artesanais de Santarém. Teve gente que pediu para repetir.

Escondidinho de cogumelos frescos do chef Cláudio Manoel, de Recife | Foto de Bruno Barreto

Já o chef Cláudio Manoel, de Recife, preparou o escondidinho de cogumelos frescos. Derretia na boca. Uma maravilha!.

Camarão à Vita do chef César Santos, de Pernambuco | Foto de Bruno Barreto

Na sequência, veio o prato de outro pernambucano, desta vez César Santos, com o camarão à Vita, uma homenagem à sua mãe, ao molho especial de café, servido com bolo salgado de mandioca, castanhas torradas e angu. Os contrastes do café com os camarões ácidos marcaram o prato.

Namorado à César Santos, homenagem de Joana Gallo ao chef| Foto de Bruno Barreto

A noite brasileira contou ainda com o Namorado à César Santos, homenagem de Joana Gallo ao chef. Foi servido com purê de abóbora, queijo cremoso maçaricado, molho de manga e farofa de coco. Sem palavras para descrever a perfeição deste prato, com texturas e sabores incríveis. Quero mais!

Tapioca com abacaxi cozido em especiarias, sorvete de canela e coco | Foto de Bruno Barreto

A pré-sobremesa foi assinada pelo chef Paulo Cézar Cordeiro, do La Borie. Um divino sorvete de cumarú com biscoito de avelãs e crocante de mel silvestre. Para encerrar com chave de ouro, o baiano arretado Marcones Deus apostou na tapioca com abacaxi cozido em especiarias, sorvete de canela e chips de coco. Uma maravilha tropical.

Brinde final do Pantagruels 8.2 | Foto de Bruno Barreto
Brinde final do Pantagruels 8.2 | Foto de Bruno Barreto

Pela originalidade do evento, diversidade de pratos e sabores, além da história do La Borie de mais de 30 anos, considero o hotel o mais gastronômico de Búzios. Vida longa aos memoráveis encontros Les Pantagruels.

Encerramento do Pantagruels 8.2 | Foto Bruno Barreto

Faça a sua reserva no Les Relais La Borie: https://laborie.com.br